Campo Grande (MS) – Inicia-se hoje uma nova fase no atendimento da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS com a implantação efetiva do e-procon, sistema que tem como objetivos principais desburocratizar os processos, descomplicar as ações dos servidores e proporcionar mais agilidade e segurança no atendimento aos consumidores por meio da tecnologia.
Na realidade se trata de um processo de transformação digital no que tange à gestão de processos físicos e digitais em uma única solução, flexibilidade no fluxo de processos com implantação de rastreabilidade e transparência com visão de ponta a ponta no seu fluxo e status com possibilidade de acompanhamento “on line” por todos os envolvidos ( Procon/MS, fornecedores e consumidores).
Entre os reflexos do e-procon é possível enumerar a redução de custos com materiais de escritório (papéis, impressoras, tonner, por exemplo), armazenamento de documentos de forma “on line” reduzindo a necessidade de espaços físicos, efetiva redução de erros e extravios de documentos e de informações, diminuição em cerca de 60% no tempo gasto para a tramitação de processos e garantia de autenticidade jurídica por meio da assinatura eletrônica.
Como benefícios, o novo sistema propiciará aos servidores a modernização do ambiente de trabalho; automação de processos eliminando rotinas manuais, aumento de produtividade com redução de tempo além de possibilidade de redução de doenças ocupacionais. Também e com igual importância, os fornecedores serão beneficiados com acesso aos processos independentemente de sua localização, maior interação com o Procon/MS dada a centralização da comunicação e tendo mais agilidade nas respostas. Já, em relação aos consumidores, haverá mais agilidade na resolução dos processos ampliando a comodidade para consultas além de maior transparência.
O e-procon é dividido em quatro módulos, a saber: atendimento, tramitação, digitalização ( gestão eletrônica de documentos o que permite que os arquivos físicos sejam geridos juntamente com os documentos de origem digital e o módulo de business inteligence que consiste em informações e indicadores estratégicos.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS