Atendimento aos consumidores se moderniza e fica mais ágil com a implantação do e-procon

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, julho 1, 2022 as 10:38 | Voltar

Campo Grande  (MS) – Inicia-se hoje uma nova fase no atendimento da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS com a implantação efetiva do e-procon, sistema que tem como objetivos principais  desburocratizar os processos, descomplicar as ações  dos servidores e proporcionar mais agilidade e segurança no atendimento aos consumidores por meio da tecnologia.

Na realidade se trata de um processo de transformação digital no que tange à gestão de processos físicos e digitais  em uma única  solução, flexibilidade no fluxo de processos com implantação de rastreabilidade e transparência com visão de ponta a ponta no seu fluxo e status com possibilidade de  acompanhamento “on line” por todos os envolvidos ( Procon/MS, fornecedores e consumidores).

Entre os reflexos do e-procon é possível enumerar a redução de custos com materiais de escritório (papéis, impressoras, tonner, por exemplo), armazenamento de  documentos de  forma “on line” reduzindo a necessidade de espaços físicos, efetiva redução de  erros e extravios de documentos e de informações,  diminuição em cerca de 60% no tempo gasto para a tramitação de processos e  garantia de autenticidade jurídica por meio da assinatura eletrônica.

Como benefícios, o novo sistema propiciará aos  servidores a modernização do ambiente de trabalho; automação de processos eliminando rotinas manuais, aumento de  produtividade com redução de tempo além de  possibilidade de redução de doenças ocupacionais. Também e com igual importância, os fornecedores  serão beneficiados com  acesso aos processos independentemente de sua localização,  maior interação com o Procon/MS dada a centralização da comunicação e tendo mais agilidade  nas respostas.  Já, em relação aos consumidores, haverá mais agilidade na resolução dos processos ampliando a comodidade para consultas além de maior transparência.

O e-procon  é dividido em quatro módulos, a saber: atendimento, tramitação, digitalização ( gestão eletrônica de documentos o que  permite que os arquivos físicos sejam geridos juntamente com os documentos de origem digital e  o módulo de business inteligence que consiste em informações e indicadores estratégicos.

Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS

Foto: Procon/MS

Publicado por: Jairo Torres Vilalva

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