Campo Grande (MS) – A quantidade de denúncias formalizadas por consumidores insatisfeitos com o grande número de ligações indesejadas recebidas em seus telefones sofreu sensível aumento levando-se em consideração os dois primeiros meses de 2 020 em relação a igual período do ano anterior, 2 019. Isso é o que demonstra levantamento realizado pelo setor de Estatística da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, recentemente concluído.
No período em questão avaliado, em relação a 2 019, foram apresentadas 87 reclamações enquanto no ano em curso foram 155. O consumidor tem a seu favor o sistema bloqtel (Bloqueio de telefones para não recebimento de telemarketing) que é parte do site procon.ms.gov , por meio do qual o consumidor pode se cadastrar e promover o bloqueio de tantos números de telefones quanto julgar necessário, a fim de evitar que continuem perturbando.
No início do ano passado as empresas mais reclamadas no período foram a Vivo com 25 casos, a Claro com 18, seguidas dos bancos Santander (09) e Itaú (06) e da operadora NET, também com seis. Além destes, foram registradas reclamações em relação à Oi, a Tim e o BMG. Serviços diversificados integrantes de várias outras áreas de atendimento classificados como “diversos” receberam 19 denúncias, totalizando 87.
Já, em relação aos dois primeiros meses deste ano (2 020), os mais reclamados foram a SKY com 31 casos e a NET com 15 ocorrências, seguida da TIM e do banco Santander com 14 cada, a Claro (13) e a Vivo (12). Entre as outras prestadoras de serviço, também reclamadas no período estão os bancos BMG e Itaú, além da Oi. Como diversos, foram 44 reclamações o que totaliza 155 somente este ano.
Em um levantamento mais amplo, verificando os casos desde o início de 2 019, houve a confirmação de que naquele ano ocorreram 361 denúncias. Estabelecido o ranking para o caso, a Claro e a Vivo lideram com 70 e 51 casos respectivamente. O BMG, a NET e a SKY vêm na sequência com 44, 39 e 33 denúncias. Com ocorrências em menor número estão relacionadas o banco Itaú (24), a Tim (17), o Santander (14) e a Oi (12). Na classificação de diversos, foram 57 notificações.
Levando-se em consideração as ocorrências desde a implantação dos trabalhos em 2 009, foram registradas 2 653 denúncias contra 654 prestadores de serviços tendo resultado no bloqueio de 35 014 telefones. De acordo com o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, “o consumidor não é obrigado concordar com as ligações que recebe de operadoras de telemarketing. Muitas vezes as pessoas se sentem incomodadas sem saber que iniciativa tomar. É para Isso que existe o bloqtel, que está a disposição do consumidor. Basta que se cadastre”.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS