Campo Grande (MS) – Aplicativo que veio para dar um pouco mais de tranquilidade às pessoas no tocante a recebimento de ligações telefônicas indesejadas, o Bloqueio de Telefones para recebimento de ligações de telemarketing – Bloqtel, integrante do site do Procon Estadual, tem recebido, numero crescente de acessos por consumidores que se sentem incomodados com assédio de empresas que realizam ligações, principalmente, para oferecer “planos” de operadoras de telefonia. Entretanto, é considerável a quantidade de entidades financeiras que oferecem “pacotes”.
Somente este ano, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, catalogou – por meio do Bloqtel – 281 denúncias, das quais 198 somente no período de fevereiro a abril de 2 020, um aumento superior a 600% em comparação com o mesmo período do ano passado (2 019), cujos registros totalizaram 33.
No ano em curso, as empresas mais reclamadas são, pela ordem, a NET com 35 reclamações seguida pela SKY com 26 e banco Santander com 23 e pela Claro com 15.Com registros em menor quantidade, mas nem por isso considerados de menor importância seguem a TIM, a Vivo, o banco Itaú, o BMG e a Oi. Para poder se utilizar desse serviço, o usuário deverá se cadastrar, por meio do site do Procon Estadual.
O usuário deverá fornecendo informações pessoais como nome completo, números de RG e CPF, endereço com CEP e o número dos telefones que deseja bloquear para recebimento de ligações. A partir da implantação desse serviço, em 2 009, foram realizados 662 cadastros com 2 489 denúncias o que resultou no bloqueio de 36.699 telefones.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS