Pesquisa informativa de valores dos Cursos de Inglês – No município de Campo Grande

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, novembro 7, 2022 as 10:26 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Procon/MS realizou, no período compreendido entre os dias 26/10/2022 e 04/11/2022, pesquisa informativa de valores cobrados pela oferta do CURSO DE INGLÊS, no Município de Campo Grande/MS.

Foram coletados valores semestrais e anuais, relativos aos cursos oferecidos neste ano de 2022 e que serão ofertados no próximo ano (2023). Os dados foram coletados em 20 estabelecimentos nesta Capital, de acordo com suas características e forma de trabalho oferecido pelo estabelecimento de ensino.

Dentre os itens pesquisados estão inclusos os cursos oferecidos por livros e faixas etárias, enquanto outros são cursos regulares com base em teste de nivelamento, que avalia o nível do conhecimento do aluno, onde a própria escola indica um curso específico e mais apropriado para a necessidade de cada candidato.

A maioria das escolas oferecem os cursos de línguas com carga horária de 02 (duas) horas semanais, divididas em 2 aulas de 1 hora por semana, com uma média de preço de anualidade de R$ 4.608,93 (média calculada com base nos preços de 2022 de todas as escolas e cursos), que podem ser pagas em até 12x no cartão de crédito ou por meio de boleto, a depender da escola.

Para o ano de 2023, apenas 06 escolas forneceram os valores anuais, a saber: CCAA Campo Grande, Centro de Línguas NALC, Cultura Inglesa, Microcamp, Ohio English School e Red Baloon Campo Grande, cuja média de preços, calculados com base no preço de todos os cursos e todas as referidas escolas, apresentou um resultado de R$ 5.538,97, valores estes que podem ser divididos em mensalidades durante o ano.

Em outras escolas de línguas, por sua vez, a contratação é feita por semestre, ficando os preços com valores orçados em média de R$ 2.388,90 por semestre, isto no ano de 2022. De todas as escolas que trabalham com planos semestral, apenas 01 forneceu o preço para o ano de 2023: a CCAA Campo Grande - em que a contratação pode ser feita das duas formas (anual e semestral).

O Procon/MS esclarece que a pesquisa é meramente de cunho informativo, não havendo comparação, haja vista a metodologia, as técnicas de ensino e os recursos didáticos variados que são utilizados em cada unidade educacional.

*Obs.: Os preços coletados se baseiam no valor integral, não considerando os possíveis descontos que geralmente as escolas oferecem no momento da contratação.

*Obs².: Os preços informados não incluem os valores dos materiais e taxa de matrícula. Importa destacar que isso varia bastante entre uma escola e outra, daí a necessidade do consumidor sempre, antes de qualquer contratação, fazer o uso da pesquisa de preços nos estabelecimentos de seu interesse.

Pesquisa Cursos de Inglês