Campo Grande (MS) – Considerando a quantidade de denúncias formalizadas por cliente/consumidores em relação ao atendimento que têm recebido nas agências bancárias, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS mobilizou equipe de fiscalização que em diligência no Banco Mercantil do Brasil localizado na avenida Marechal Rondon 1 245, centro além da Caixa Econômica Federal Júlio de Castilhos, localizada na rua Valdez 69 na vila Alba, flagrou repetidas infrações aos direitos do consumidor.
A formação de filas externas às agências, oportunidade em que as pessoas não recebem senhas para organizar o atendimento, só ocorrendo quando entram nas agências, foi constatada nas agências do Mercantil e do Santander e, para agravar ainda mais a situação, não havia atendimento prioritário e o tempo de espera nos bancos excedia o que prevê as leis estadual e municipal, sendo verificado demora de até 55 minutos em dias normais.
Em relação ao Mercantil mais um problema se registrou. Não havia atendimento de caixas, apesar de um aviso que comunicava a suspensão desse serviço a partir de 15 de março próximo em função da transformação do local em posto de atendimento. Também não havia registro eletrônico das senhas que eram marcadas à mão para a entrega.
No Santander (Brasil) a equipe do órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, encontro numero reduzido de clientes e de funcionários nas área interna, entretanto a fila do lado de fora era bastante longa tendo as pessoas afirmado que demoram cerca de 40 minutos para chegar à porta do banco, não havendo ordem no atendimento ou atendimento prioritário.
Na Caixa Econômica também foi registrado tempo excessivo inclusive para quem tem direito a atendimento prioritário que recebia senha comum e, para piorar, o registro de saída após conseguir encaminhar suas demandas se dava com escrita manual, não sendo feito eletronicamente.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS 15