Campo Grande (MS) – Diligências realizadas em cidades do interior do Estado, desta vez em Ivinhema, tem levado a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor -Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, a autuar estabelecimentos comerciais por desobediência às boas práticas consumeristas.
Neste caso várias irregularidades foram encontradas no Auto Posto Brasil, situado na avenida de mesmo nome, na cidade de Ivinhema, tendo havido necessidade de danificar e descartar itens que se encontravam expostos à venda por estarem com prazo de validade expirado. Com isso tais produtos passaram a não ter condições de retorno às prateleiras para venda. A autuação se deu, também pelo fato de grande número de itens não apresentarem preços dificultando a decisão do consumidor.
Entre os que estavam com prazo de validade expirado, foram encontrados na conveniência que é parte do posto de serviços, 45 unidades de cervejas diversas em latas ou garrafas, 24 embalagens de salgadinhos de diversos tipos e marcas, 20 unidades de sucos em embalagens “longa vida”, café em pó, sal de parrilha (chimi churri), aromatizante para veículos e produto para limpeza de ar condicionado.
Sem exposição de preços, estavam a venda diversos itens principalmente bebidas tais como cervejas, gin tônica, cachaças de várias marcas, gelatina, doces, chicletes, pele suína (pururuca), amendoins e salgados diversos. Durante a fiscalização foram realizadas orientações aos responsáveis pelo estabelecimento sobre a necessidade de boas práticas consumeristas até como oportunidade de fidelização da clientela.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS