Campo Grande (MS) – Diante de insistentes denúncias de consumidores a respeito de descumprimento de entrega de produtos divulgados, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast determinou instauração de Procedimento de Investigação Preliminar relacionado à 14 Brasil Telecom Celular S/A –Oi Celular para verificar a autenticidade do que foi relatado nos diversos contatos com o órgão.
De acordo com os consumidores, a empresa de telefonia “disparou” intensa campanha de divulgação com o fim de expandir a fibra ótica, sem discriminar a região da cidade que poderia ser atendida, o que induziu a população a entender que poderia solicitar tal serviço. Além da propaganda propriamente dita, a Oi celular passou a assediar os consumidores por telefone ou pelas redes sociais na tentativa de vender o serviço, a preços baixos, como forma de iludir os interessados, incorrendo em publicidade enganosa.
Relatos feitos ao Procon Estadual dão conta de que, ao ser solicitada a instalação da fibra ótica e após vários dias de espera, técnicos de telefonia vão até as residências e, só aí, constatam a impossibilidade de instalação por não haver cobertura naquela região, frustrando as pessoas que, muitas vezes, suspenderam contratos com outra operadora e passaram por problemas, uma vez que necessitam, principalmente, de internet.
Com a constatação do fato, a 14 Brasil Telecom Celular S/A – Oi Celular, na pessoa de seu representante legal, foi notificada a, sob pena de sanções administrativas, prestar informações esclarecimentos por escrito, anexando documentos probatórios sobre as alegações que possam ser convincentes no caso específico.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS