Campo Grande (MS) – A agilidade para formalização de acordo entre consumidor e fornecedor por meio do Núcleo de Notificação e Digitação de Processos – NUNDP, recentemente implantado na Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, foi elogiada pela primeira pessoa participar da nova forma de atendimento do órgão estadual.
Na manhã desta segunda feira (24.05), o consumidor Ademir Alves Cardoso, morador no Jardim Talismã, participou da audiência virtual – sem presença de representante do fornecedor – a procura de negociação de débitos com a Energisa, uma vez que não dispunha de condições de acertar seu compromisso cujo valor era superior a R$ 13 mil. Juntamente com a conciliadora do Procon Estadual foi mantida conexão com a empresa que decidiu por uma solução que fosse favorável ao consumidor.
Assim sendo, em tempo recorde de conversação o compromisso foi parcelado de maneira a tornar possível o pagamento da dívida. O acordo formalizado girou em torno de uma entrada ao alcance e o restante em 36 parcelas as quais o cidadão garantiu estar apto ao pagamento, o que lhe valerá o acerto da dívida e a continuidade de recebimento dos serviços.
A nova ferramenta implantada pelo Procon Estadual e cuja efetivação se deu com a realização dessa primeira conciliação, com sucesso, será utilizada, inicialmente, em relação às concessionárias de serviços públicos tais como Energisa e Águas Guariroba, e estará em caráter experimental por um período de 90 dias devendo se estender, posteriormente, aos demais atendimentos similares. Na realidade se trata do primeiro passo para a virtualização dos serviços do órgão estadual.
Com o aprimoramento dos trabalhos será possível abolir, em grande parte, a necessidade de atendimento presencial desde que as pessoas tenham condições de acessar o site procon.ms.gov.br clicando em conciliação – salas de audiência.
Após ser atendido, Ademir Cardoso fez questão de evidenciar a agilidade e demonstrar sua satisfação e agradecimento por ter encontrado solução para um problema “que já vinha se arrastando há muito tempo”.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS