Procon/MS registra 107 procedimentos durante Black Friday

Categoria: Geral | Publicado: sábado, novembro 27, 2021 as 07:00 | Voltar

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), órgão vinculado à Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), registrou 107 procedimentos durante as ações de fiscalização realizadas nesta sexta-feira (26.11) durante a Black Friday em Campo Grande.

O superintendente Estadual do Procon/MS, Marcelo Salomão, avaliou que durante a Black Friday deste ano houve mais irregularidades no comércio virtual. “Constatamos este ano que as pessoas preferiram realizar compras online. Houve menos compras em lojas físicas. Foram encontrados diversos problemas nos sites de compras. Orientamos a população a redobrar os cuidados ao realizarem as compras online”.

No final da tarde desta sexta-feira, o Procon/MS divulgou o balanço final da atividade. Ao longo do dia da Black Friday foram feitas 36 aberturas de reclamações de consumidores, 42 duas orientações em estabelecimentos comerciais, nove fiscalizações em lojas físicas.

Foram lavrados seis auto de infração em lojas físicas e 14 infrações em lojas virtuais. Entre as regularidades encontradas no comércio da capital, o Procon/MS constatou publicidade enganosa, falta de informação de juros na venda a prazo e falta de produto com propaganda e publicidade ativa.

No comércio online, os fiscais do Procon/MS constaram que algumas lojas anunciaram “ofertas de até 90%” como chamariz principal, porém não chegaram a dar nem 30% de desconto. Outra infração foi que grandes lojas através de aplicativos anunciavam uma grande oferta e na mesma hora que o cliente clicava não existia mais o produto em estoque para compra.

O Procon/MS, em parceria com o Procon Municipal de Campo Grande, realizaram ações de fiscalização e orientação no comércio da Capital nesta sexta-feira. A unidade móvel do Procon/MS ficou no centro de Campo Grande para registrar as reclamações da população no local. Também foi realizado fiscalização nos shoppings da Capital.

O Procon/MS realizou durante o início do mês pesquisa de preços dos produtos mais comercializados durante a Black Friday, com objetivo de flagrar possíveis irregularidades.

 

Airton Raes – Assessoria de Comunicação – Procon/MS

Foto: Procon/MS

Publicado por: Jairo Torres Vilalva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.