• TRANSPARENCIA
  • FAQ
  • WEBMAIL

PROCON MS

Governo do Estado Governo do Estado
  • Institucional
    • Histórico
    • Objetivos
    • Organograma
    • Contato
  • Legislação
  • Consultas Eletrônicas
    • Consulta Fornecedor
  • Links úteis
    • Webmail
  • PROCONS ESTADUAIS

Procon orienta consumidores durante greve dos Correios

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, maio 2, 2017 as 07:27 | Voltar
  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp
  • E-mail

Campo Grande (MS) – A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), orienta os consumidores sul-mato-grossenses quanto a direitos e cuidados para não haver prejuízos enquanto durar a greve dos trabalhadores dos Correios.

No dia 26 de abril, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) anunciou a greve por tempo indeterminado, que acarretará o fechamento de mais de 200 agências no país.

O superintendente do Procon/MS, Marcelo Salomão, esclarece que se o consumidor contratar serviços dos Correios, como a entrega de encomendas e documentos, e esses serviços não foram prestados, ele terá direito a ressarcimento ou abatimento do valor pago. “Nos casos de danos morais ou materiais pela falta da prestação do serviço, cabe também a indenização por meio da Justiça”, acrescenta.

Confira outros cuidados importantes

Em casos de ter adquirido produtos de empresas que fazem a entrega pelos Correios, os fornecedores são responsáveis por encontrar outra forma de entregar os produtos ao consumidor no prazo contratado. Empresas que enviam cobrança por correspondência postal são obrigadas a oferecer outra forma de pagamento que seja viável ao consumidor, como pagamentos online, disponibilidade na sede da empresa ou local físico para pagamento, depósito bancário, entre outras.

O fato de o consumidor não receber a fatura, boleto bancário ou qualquer outra cobrança, da qual tenha conhecimento de que é devedor, não isenta o consumidor de efetuar o pagamento. Se não receber boletos bancários e faturas por causa da greve, o consumidor deverá entrar em contato com a empresa credora, antes do vencimento, e solicitar outra opção de pagamento, a fim de evitar a cobrança de eventuais encargos, negativação do nome no mercado ou ter serviços cancelados.

O Procon orienta que, ao solicitar boletos, ou outra forma de pagamento, em virtude da greve, o consumidor exija o número do protocolo de atendimento para que possa reclamar seus direitos no órgão, devidamente documentado.

Os consumidores podem entrar em contato com o Procon para esclarecer dúvidas. Em Campo Grande, o Procon Estadual atende na Rua 13 de junho, 930, no centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. O Disque Denúncia do Procon/MS é o número 151 e o telefone (67) 3316-9800.

Keyla Tormena – Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS)

Publicado por: Keyla Tormena

  • Pages

    • Água Clara
    • Amambai
    • Anastácio
    • Aquidauana
    • Atalho para SINDEC
    • Batayporã
    • Bela Vista
    • Brasilândia
    • Caarapó
    • Campo Grande
    • Cassilândia
    • Chapadão do Sul
    • Consultas Eletrônicas
    • Corumbá
    • Costa Rica
    • Coxim
    • Decretos
    • Deliberações
    • Denúncias
    • Disque Denúncia
    • Dourados
    • Endereços e telefones PROCON/MS
    • Fale Conosco
    • Fátima do Sul
    • Formulario de Reclamação
    • Indice das Empresas mais Reclamadas
    • Índice de Reclamação
      • Fundamentadas entre 2009 e 2016
    • Início
    • Institucional
      • Contato
      • Histórico
      • Objetivos
    • Irregularidades encontradas levam Procon Estadual a autuar a Caixa Econômica em Três Lagoas
    • Ivinhema
    • Jardim
    • Legislação
    • Leis
    • Leis Estaduais
    • Leis Federais
    • Leis Municipais
    • Links úteis
    • Links Úteis
    • Maracaju
    • Miranda
    • Mundo Novo
    • Naviraí
    • Notas Técnicas
    • Notícias
    • Nova Andradina
    • Página de Exemplo
    • Paranaíba
    • Parcerias
    • PESQUISA DE PREÇO 2019
    • Pesquisa de Preços
    • PESQUISA DE PREÇOS 2015
    • PESQUISA DE PREÇOS 2016
      • Pesquisa Black Friday 2016
      • Pesquisa de Combustíveis – outubro/novembro 2016
    • PESQUISA DE PREÇOS 2017
    • PESQUISA DE PREÇOS 2018
    • Pesquisa de preços 2020
    • Pesquisa de Preços 2021
    • Ponta Porã
    • Procon Aparecida do Taboado
    • Procon Itaporã
    • Procon Perto de Você
    • Procon Ribas do Rio Pardo
    • Procon São Gabriel do Oeste
    • Procons
    • Procons Estaduais
    • PROCONS Municipais
    • Procuração Consumidor
    • Ranking de atendimento.
    • Recall MS
    • Resoluções e Portarias
    • Rio Brilhante
    • Rio Verde de Mato Grosso
    • Rio Verde de MT
    • Santa Rita do Pardo
    • Sites não recomendados pelo Procon
    • Termo de Adesão à CIP Eletrônica
    • Três Lagoas
    • Você sabia?
    • fevereiro 2021
    • janeiro 2021
    • dezembro 2020
    • novembro 2020
    • outubro 2020
    • setembro 2020
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • março 2020
    • fevereiro 2020
    • janeiro 2020
    • dezembro 2019
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • setembro 2019
    • agosto 2019
    • julho 2019
    • junho 2019
    • maio 2019
    • abril 2019
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • janeiro 2019
    • dezembro 2018
    • novembro 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • fevereiro 2018
    • janeiro 2018
    • dezembro 2017
    • novembro 2017
    • outubro 2017
    • setembro 2017
    • agosto 2017
    • julho 2017
    • junho 2017
    • maio 2017
    • abril 2017
    • março 2017
    • fevereiro 2017
    • janeiro 2017
    • dezembro 2016
    • novembro 2016
    • outubro 2016
    • setembro 2016
    • agosto 2016
    • julho 2016
    • junho 2016
    • maio 2016
    • abril 2016
    • março 2016
    • fevereiro 2016
    • janeiro 2016
    • dezembro 2015
    • novembro 2015
    • outubro 2015
    • setembro 2015
    • agosto 2015
    • julho 2015
    • junho 2015
    • maio 2015
    • abril 2015
    • março 2015

    Categories

    • DEFESA DO CONSUMIDOR (55)
    • DIA INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR (7)
    • Fiscalização (21)
    • Geral (613)
    • Pesquisa (23)
    • Procon na Rua (6)
    • RECALL (18)
    SGI - SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CQ - CONTROLER DE QUALIDADE UCQI