Campo Grande (MS) – Novos servidores participaram, no dia 15 de fevereiro, do “Curso de Operação do Sistema Sindec” na Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), para atuação na defesa do consumidor.
Cinco novos servidores efetivos do quadro da Sedhast, que foram lotados no Procon Estadual, participaram do curso para operar o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), utilizado para registro dos atendimentos individuais a consumidores, para instrução dos procedimentos de atendimento e dos processos de reclamação.
A coordenadora de Gestão de Processos, Patrícia Mara da Silva, recebeu os novos servidores e falou sobre as rotinas da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor, que tem como papel a coordenação da política de defesa do consumidor no Estado.
O Sindec é um programa que integra em rede as ações e informações da defesa do consumidor, em uma base de dados nacional e estadual que disponibiliza informações e gráficos em tempo real. Segundo o servidor Davy Windson Coqueiro Ferro, “o curso foi bastante esclarecedor, explicativo e direcionado ao atendimento que deverá ser prestado aos consumidores”.
Além de criar procedimentos padrão de atendimento do consumidor e tramitação de processos, o Sindec possibilita a construção de um banco de dados sobre o mercado consumidor nacional, dando acesso a informações sistematizadas, abrangendo todos os Estados integrados.
Keyla Tormena – Assessoria de Comunicação da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS)