Próximo ao início de ano letivo, Procon divulga pesquisa de preços de material escolar

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, dezembro 14, 2015 as 08:52 | Voltar

Campo Grande (MS) – O fim do ano marca também a proximidade do início do ano letivo. Preocupado com esta questão, o Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul), realizou pesquisa de preços de material escolar no último mês de outubro em oito estabelecimentos de Campo Grande. Foram pesquisados 243 itens, sendo consideradas para o levantamento marcas pré-definidas.

O objetivo da pesquisa é esclarecer o público oferecendo uma referência ao consumidor por meio dos preços médios obtidos dentro da amostra pesquisada. As variações de preços constatadas referem-se aos dias em que a coleta foi realizada, podendo ser diferentes dos preços praticados atualmente, já que estão sujeitos a alteração conforme a data da compra ou por descontos especiais concedidos, ofertas e promoções.

O comparativo de preços dos produtos foi realizado somente quando encontrados em mais de dois estabelecimentos. Assim, a pesquisa mostra que 70 itens (entre apontadores, borrachas, cadernos, canetas, colas, giz de cera, lápis, massa de modelar, papel sulfite e tesouras) registraram diferença igual ou acima de 100%, enquanto quatro produtos apresentaram variação abaixo de 100% ou não apresentaram variações.

Foi constatado um aumento de 20% no valor médio dos preços praticados em relação ao primeiro semestre de 2015 (Pesquisa realizada em Janeiro de 2015).

A Superintendente para Orientação e Defesa do Consumidor, Rosimeire Cecília da Costa afirma que a Equipe de Monitoramento de Mercado realizará uma nova pesquisa na primeira quinzena de Janeiro de 2016 a fim de propiciar a concorrência entre os fornecedores pesquisados.

As maiores variações de preços encontradas foram:

– Papel de Presente – Variação: 1750,00%
Maior preço: R$ 3,70 (Livraria Lê)
Menor preço: R$ 0,25 (Livraria Moderna)
Diferença: R$ 3,45

– Lápis Borracha Eco Faber Castell (Unidade) – Variação: 525%
Maior preço: R$ 2,50 ((Livraria Lê)
Menor preço: R$ 0,88 (Zornimat)
Diferença: R$ 1,62

– Compasso Pequeno Simples Demais (unidade) – Variação: 450%
Maior preço: R$ 5,50 (Livraria Cometa e Livromat)
Menor preço: R$ 1,00 (Zornimat)