Campo Grande (MS) – Após três dias de mobilização, a Semana do Consumidor “Portas abertas para a harmonização” registrou mais de 1.500 atendimentos na praça Ary Coelho, em Campo Grande. O evento foi realizado em alusão ao Dia Mundial do Consumidor pela Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), e pelo Procon Municipal de Campo Grande, com a parceria de empresas de telefonia, bancos e as concessionárias de águas e energia.
Os consumidores contaram com a facilidade de ter, em um só local, atendimento das operadoras NET, Claro, Telefônica/Vivo e Oi, e das instituições bancárias Santander, Banco do Brasil e Itaú-Unibanco, além das concessionárias Águas Guariroba e Energisa, para renegociação de dívidas e solução de outros problemas. O evento contou ainda com apoio da unidade móvel Conta Fácil, para pagamento de faturas no débito.
De acordo com a superintendente para Orientação e Defesa do Consumidor, Rosimeire Cecília da Costa, os serviços públicos, de telefonia e os bancários representam as maiores demandas atendidas no Procon, o que motivou essa parceria na Semana do Consumidor. Em 2016, o Procon Estadual realizou, aproximadamente, 43 mil atendimentos, no total, destes, grande parte das reclamações sobre serviços bancários e serviços essenciais, nos quais se incluem água, energia e telefonia.
Números do atendimento
Na Praça Ary Coelho, a ação somou mais de 1. 500 atendimentos nos três dias. Do total, a maior parte, 496 sobre a prestação de serviços de energia elétrica e 224 quanto a serviços de águat. A superintendente Rosimeire Cecília da Costa avalia a ação como positiva, “por ter possibilitado o encontro direto do consumidor com o fornecedor, a fim de permitir o desenvolvimento de habilidades nas negociações. A finalidade é sempre a de renegociar débitos sem comprometer o orçamento familiar”.
Como reclamar
O Procon Estadual atende na Rua 13 de junho, 930, centro, em Campo Grande. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. O Disque Denúncia do Procon/MS é o número 151. Para formalizar uma reclamação, o consumidor deve comparecer pessoalmente ao Procon e apresentar documento de identificação pessoal com foto, (RG e CPF, CNH), comprovante de residência recente ou declaração de próprio punho e demais documentos em que se fundam a reclamação, ou seja, contratos, faturas, boletos. (originais e cópias).
Foto: Vanessa Moreira
Keyla Tormena – Procon