Publicado em 04 set 2025 • por Kleber Clajus •
O Procon Mato Grosso do Sul promove, até o dia 8 de setembro, a primeira ação conjunta com o Colegiado Nacional de Procons Estaduais, com o objetivo de avaliar o nível de conhecimento dos sul-mato-grossenses sobre o CDC (Código de Defesa do Consumidor).
Divididas por blocos temáticos, as perguntas do questionário estimulam os consumidores a refletir sobre o acesso aos seus direitos e o suporte ofertado pelos Procons, além de incluir recortes específicos destinados a mulheres, pessoas negras e indígenas.
Conforme o secretário-executivo do Procon Mato Grosso do Sul, Angelo Motti, “a pesquisa é uma ferramenta para ouvir a população, aprimorar serviços e fortalecer políticas públicas que impactam diretamente os direitos de todos os consumidores”.
Motti lembra ainda que a ação é alusiva aos 35 anos da promulgação do Código de Defesa do Consumidor, celebrada no dia 11 de setembro, período em que os resultados do levantamento serão divulgados.
O Procon Mato Grosso do Sul, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), ocupa a secretaria executiva do Colegiado Nacional de Procons Estaduais.
Colegiado Nacional
Criado em maio deste ano, o fórum tem por objetivo fortalecer o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e ampliar a integração entre as instituições estaduais e municipais. O trabalho é realizado em parceria com a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e com a Associação Procons Brasil, concentrando seus esforços na modernização de plataformas digitais, na expansão do atendimento presencial em municípios menores e no apoio técnico aos Procons locais.
“Este novo grupo surgiu da necessidade de sistematizarmos as demandas dos municípios, que estão na linha de frente do atendimento aos consumidores, principalmente presencial, colocando a representatividade dos órgãos estaduais no relacionamento com as casas legislativas e com as representações dos servidores, sempre em busca da construção de um ambiente de negócios harmônico e organizado”, explica o diretor-executivo do Procon-SP e presidente do Colegiado Nacional, Luiz Orsatti Filho.
Para participar da pesquisa, acesse o link: https://tinyurl.com/3te8ux4e .
Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Foto: Kleber Clajus