Publicado em 27 nov 2025 • por Kleber Clajus •
Durante dois dias, Campo Grande é sede da Conferência Estadual de Proteção, Orientação, Defesa e Educação do Consumidor, que vai produzir um diagnóstico sobre as políticas públicas e deliberar a respeito de soluções para tornar as relações de consumo mais inclusivas, prósperas, seguras e harmônicas.
O evento inédito é promovido pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), por meio do Procon/MS, e está sendo realizado hoje (27) e amanhã na faculdade Insted (Av. Fernando Correa da Costa, 845 – Centro).
Com cinco eixos temáticos (gênero, geração, etnia e raças, pessoas com deficiência e fornecedores), a conferência avalia os desafios e propõe soluções para as demandas de consumo no Estado.

Na cerimônia de abertura, a secretária Patrícia Cozzolino, titular da Sead, destacou a importância do evento e elogiou a iniciativa e o trabalho do secretário-executivo de Defesa e Orientação do Consumidor, Angelo Motti. “É uma pessoa com capacidade de construir pontes e que tem feito um ótimo trabalho. O Direito do Consumidor é uma área fundamental que tem um impacto direto e profundo na vida de todos os cidadãos, protegendo os interesses e os direitos dos consumidores”, disse.
O secretário-executivo Angelo Motti explicou que a conferência irá indicar ações necessárias para aprimorar ainda mais a Defesa do Consumidor. “As conferências medem a realidade e estabelecem as ações necessárias para aquilo que na realidade é ruim, descumpridor, possa então ser alterado com medidas eficazes, qualificando as políticas públicas, os programas e as ações dos governos e também aperfeiçoar aquelas imprimidas pela sociedade civil, por meio das suas organizações”, afirmou.
Confira a programação e outros detalhes do evento em: https://tinyurl.com/ywjjj3fa.
Paulo Fernandes, Comunicação Sead
Foto: Kleber Clajus/Procon/MS e Chico Ribeiro