Publicado em 28 nov 2025 • por Kleber Clajus •
O Procon Mato Grosso do Sul realizou, entre outubro e novembro, o monitoramento de preços de 44 produtos e, nesta sexta-feira (28), enviou equipes de fiscalização para verificar as ofertas praticadas por quatro empresas de varejo, em Campo Grande.
Dentre os itens monitorados e fiscalizados estão smartphones, notebooks, televisores, refrigeradores, lavadoras, aspiradores de pó robô, micro-ondas, fritadeiras elétricas, climatizadores de ar, equipamentos de ar-condicionado, ventiladores e fones de ouvido sem fio.
Fiscais identificaram, nas lojas, casos de precificação que não asseguram ao consumidor informação adequada e clara, como, por exemplo, a aplicação de preços diferentes para um mesmo produto e a divulgação de valor a prazo sem a indicação do valor à vista.
Em situações pontuais, os produtos mantiveram os mesmos preços no monitoramento e na ação de Black Friday, não sendo, assim, encontrado um desconto real. Celulares e TVs apresentaram essa variação.
Duas empresas localizadas na região central de Campo Grande foram identificadas atuando com o documento de alvará de localização e funcionamento vencido.
Todas as empresas fiscalizadas contam com prazo de 20 dias para a apresentação de sua defesa junto ao Procon Mato Grosso do Sul, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos).
Suporte
Em caso de dúvidas, denúncias ou reclamações, os consumidores podem entrar em contato pelos canais de atendimento oficiais do Procon, como o Portal de Serviços (https://portalservicos.procon.ms.gov.br/), o aplicativo MS Digital ou por meio do atendimento presencial em Campo Grande, na Rua Padre João Crippa, nº 3115, e nas unidades Procon Fácil Aero Rancho e Bosque dos Ipês.
Havendo ocorrência de tentativa de fraude ou extorsão, a orientação é procurar a Delegacia de Polícia Civil do seu município para formalizar um boletim de ocorrência.
Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Foto: Kleber Clajus/ProconMS