Campo Grande (MS) – No decorrer do ano 2 019, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, realizou 31 635 atendimentos, a maioria deles (58,32%) ligados a assuntos financeiros e serviços essenciais. O número representa um aumento de 1,57% se compararmos os anos de 2 018 e 2 019 uma vez que em 2 018 foram 31.144 enquanto neste ano foram 31 635 atendimentos.
No período de janeiro a dezembro de 2 019 ocorreram 11 810 encaminhamentos de Cartas de Informações Preliminares (CIPs) 9 149 aberturas diretas de reclamação, 8 223 simples consultas e 1 328 encaminhamentos à fiscalização, além de procedimentos em quantidades menores com o é o caso de atendimento preliminar, extra Procon Estadual e reclamações de ofício.
Nas áreas de serviços financeiros os a estatística mostra 9 761 atendimentos enquanto em serviços essenciais foram 8 191. Foram computados, também, serviços privados, saúde, alimentação e habitação entre outros. Por meio do telefone 151, foram realizadas 6 140 orientações O levantamento demonstra que as empresas ou assuntos mais demandados foram energia elétrica (2 796). Estabelecimentos comerciais tais como supermercados, padarias e locadoras (2 240), bancos (2 144) e telefonia celular (2 091).
Também houve demanda por atendimento de telefonia fixa e celular, cartões de crédito, água e esgoto, escolas, agências e operadoras de viagem, TV por assinatura, combustíveis, transporte rodoviário e cursos livres, entre outros. Os problemas que mais demandaram atendimento do Procon Estadual foram, pela ordem, cobrança indevida ou abusiva, dúvidas sobre cobranças englobando valores, reajustes, contratos e orçamentos, produtos com vícios, não cumprimento ou alteração de contratos e recusa injustificada na prestação de serviços, por exemplo.
Entre os fornecedores com maior índice atendimento a reclamações, a Energisa M/S distribuidora de Energia S/A lidera o ranking com 2 346 atendimentos, seguida pela Águas Guariroba e Telefônica do Brasil S.A. Também fazendo parte da lista estão Claro S/A, BancoBradesco, Nova Casa Bahia, Banco BMG, Caixa Econômica Federal, Bradescard, Sky do Brasil Serviços Ltda, Tim, Brasil Telecom, Banco Santander (Brasil), Anhanguera Educacional, Pernambucanas Financiadora S/A, Banco do Brasil, Magazine Luiza e Banco Panamericano.
A resolutividade dos serviços realizados pelo Procon Estadual atingiu um índice de 70,25 por cento em 2 019. Como curiosidade, verificamos que os dias de maior demanda são as segundas feiras. Entretanto, o record de atendimento ocorreu recentemente, no dia 12 de dezembro de 2 019.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS