Campo Grande (MS) – Já se tornou rotina. As reclamações de consumidores – clientes de bancos – se repetem e, ao averiguar, a fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast constata aos abusos a que as pessoas são submetidas toda vez que necessitam dos serviços prestados por estabelecimentos de crédito.
As diligências mais recentes ocorreram em atendimento a consumidores devido à demora para atendimento que, fixada por Lei em no máximo 15 minutos, demorou mais de uma hora o que foi comprovado na verificação de, pelo menos, três senhas emitidas na tarde de terça-feira (03.03) na agência do Banco Santander (Brasil), localizada na rua Marechal Rondon, em Campo Grande. Além disso, a emissão de senhas para atendimento em mesas continua em desacordo com as normas.
Em outra agência bancária, desta vez do Bradesco, também localizada na rua Marechal Rondon, as irregularidades se repetiram. Clientes que necessitaram de atendimento em caixas foram obrigados esperar por mais de 40 minutos, fato também comprovado por meio da verificação das senhas. Nessa agência se repetiu problema em relação ao atendimento em mesas, uma vez que a demora no atendimento só foi comprovado com anotação à mão quanto ao horário de saída, também vedado por Lei.
Nos dois casos está sendo emitido comprovante de atendimento em papel termossensível, o qu O Procon/MS continua recebendo as denúncias dos consumidores recorrentes pela demora do atendimento nos bancos. Na presença da fiscalização houve demonstração do descontentamento de consumidores. Uma delas afirmou que “não tem jeito. Eles não se esforçam pra prestar atendimento digno aos clientes. Só acionando o Procon pra se ter esperança de melhoras”
Focado nos direitos do consumidor, o Procon Estadual disponibiliza vários meios para denúncias. Entre estes estão o telefone 151, das 07h até as 18h30, de segunda a sexta-feira o whatsapp (67) 9 9158-0088 ou presencial se dirigindo à sede do Procon Estadual à rua 13 de junho 930. No site procon.ms.gov.br, também está disponível o aplicativo fale conosco que pode ser utilizado para denúncias.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS ( arquivo)