Campo Grande (MS) – Sucesso total. Assim pode ser classificado o resultado do atendimento intensivo realizado pela equipe da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast nesta segunda-feira (30,09) no programa denominado Idoso em dia do qual participaram, além da Secretaria Especial de Cidadania, várias empresas entre bancos, concessionárias de serviços públicos e de telefonia.
Também participando servidores do Instituto Nacional do Seguro Social que promoveram orientações principalmente para idosos aposentados ou a procura de encaminhar pedido de aposentadoria. Na ocasião foi prestado apoio jurídico a dez pessoas para sanar dúvidas a respeito de assuntos diversos, enquanto a Secretaria Especial de Cidadania atendeu 31 pessoas com orientações diversas, variando de cadastro da Identidade Jovem e Número de Identificação Social(NIS).
A rede bancária esteve representada pelos bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú e Bradesco que, no total, realizaram mais de cem atendimentos apresentando resolução para a maioria deles, muitos dos quais culminaram em acordos de dívidas. Já, em relação às concessionárias de serviços públicos, o atendimento superou os 70, dos quais mais de 40 tiveram resolução imediata.
Com relação às empresa de telefonia, tanto a Claro como a OI e a Vivo também deslocaram para atendimento pessoas com autonomia para decidir a respeito das demandas. Tanto é que a solução para os problemas apresentados superou os 90 por cento. Em função da quantidade de pessoas que saíram satisfeitas com os resultados dos atendimentos, o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, já planeja a realização de outras ações com público específico.
“Ficamos plenamente satisfeitos com a resolutividade apresentada durante o atendimento dirigido à pessoa idosa. Muitas delas chegam a desistir de procura soluções para problemas como cobrança indevida, consignado não autorizado, entre outros, devido a burocracia que enfrentam. No entanto, o encaminhamento pelo Procon Estadual demonstrou eficiência”, comenta. Um dos exemplos é a senhora Rosemar Tabosa dos Santos que, conforme suas informações, vinha tentando resolver uma questão de empréstimo consignado há quase dois anos e só conseguiu encaminhar durante a ação.
Waldemar Hozano – Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS
Foto: Procon/MS