Campo Grande (MS) – Dando continuidade à sua politica de aproximação e orientação a empresários de pequeno e médio portes, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast mobilizou equipe durante toda a manhã desta sexta-feira (25.10) para, em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande e do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Campo Grande, levar conhecimento a empresários da região do Conjunto Parati e Aero Rancho a respeito de seus deveres e direitos na relação de consumo.
Na ocasião foram entregues kits contendo exemplar do Código de Defesa do Consumidor, placa identificando a sua existência no estabelecimento, informações a respeito do programa Procon Legal, Comércio Legal, instruções para ter acesso e os benefícios de se cadastrar, além de cópias de leis que regem o bom relacionamento entre fornecedores e consumidores. Cerca de 60 pontos comerciais foram visitados e, em todos eles, a receptividade foi das melhores.
Grande parte dos proprietários dos estabelecimentos abordados entendeu e aplaudiu a iniciativa chegando, alguns deles, a afirmar que desconheciam algumas das informações que lhes foram repassadas e que, por isso, corriam o risco de transgredir às normas “por pura ignorância”. Houve quem, ao receber afirmasse, inclusive, que “ações desse tipo poderia se repetir para podermos ter noção exata de que o Procon Estadual existe não somente para punir”.
Na realidade, o que mais chamou atenção foi a existência do programa Procon Legal, Comércio Legal praticamente desconhecido na região onde a ação se desenvolveu e cuja adesão é vista como um passo a mais para fidelizar consumidores e aumentar a clientela.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS