Por iniciativa e a pedido do Procon Três Lagoas, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) apoiou e contribuiu na realização do primeiro workshop de capacitação do novo Sistema Nacional ProConsumidor com representantes dos Procons municipais de todo Mato Grosso do Sul.
O superintendente do Procon/MS, Rodrigo Bezerra Vaz, destacou que o ProConsumidor é um sistema de apoio ao consumidor, por meio do qual é possível registrar reclamações, denúncias e consultar processos em andamento, trazendo melhorias também ao atendimento realizado no PROCON e suas demandas.
O evento aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro no município de Três Lagoas, realizado pelo Procon/MS em parceria com o Procon Municipal de Três Lagoas. Durante os dois dias foram realizadas palestras ministradas pela coordenadora da Secretaria Nacional do Consumidor (SINDEC), Daniele Corrêa Cardoso; pela analista de sistema do SINDEC, Ana Paula Mesquita; pela advogada e coordenadora de apoio técnico, Camila dos Santos Oliveira; pelo defensor público Evandro César Casali e pela gestora do Sistema Nacional de Informações e Defesa do Consumidor- Sindec e do ProConsumidor no Procon/MS, Norma Cristina Martins..
O workshop teve como objetivo aprimorar e atualizar as equipes dos Procons a respeito das recentes mudanças, para dar condições de excelência no atendimento aos consumidores que buscam o serviço.
O ProConsumidor é um sistema de apoio ao consumidor, por meio do qual é possível realizar o registro de reclamações, denúncias e verificar consultas de procedimentos em andamento, relacionados a demandas consumeristas administrativas.
Seu objetivo é trazer mais celeridade ao consumidor, substituindo a plataforma do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) e reunindo dados dos 615 Procons que existem em todos os Estados e no Distrito Federal.
Texto: Airton Raes