Campo Grande (MS) – Com o intuito de discutir as relações de consumo, viabilizando a execução da Política Estadual de Proteção, Defesa e Educação do consumidor, nos municípios de Mato Grosso do Sul, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), ligado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), realiza até esta sexta-feira (23.3), em Costa Rica, o ‘13° Encontro dos Procons Municipais de MS’.
Na abertura do evento, realizada na manhã dessa terça-feira (22.3), no auditório ambiental Valdir Justino de Almeida, do Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre reafirmou o compromisso de comunicação direta com todos os Procons estabelecidos em MS. “Desde o início da gestão do governador Reinaldo Azambuja, ainda com a nossa vice-governadora, Rose Modesto, à frente da Sedhast, já tratávamos do alinhamento com a relação dos Procons e fomos aprimorando isso, primando pelo diálogo. Estamos vivendo um tempo diferenciado, de valorização do trabalho de todos os Procons do estado”, pontuou.
Elisa lembrou ainda o foco de trabalho das instituições em valorização do consumidor. “Tenho certeza que os Procons de nosso Estado têm trabalhado com o respeito aos consumidores. O respeito da pessoa como cidadã. Em algum momento podemos ser nós que precisaremos recorrer ao Procon pela defesa de nossos direitos, sempre lembrando que nós, em cada Procon, precisamos entender qual o papel e executar a tarefa nessa defesa”, disse.
Em Mato Grosso do Sul, 31 municípios contam com o órgão de defesa do consumidor instalado e funcionando. Uma outra possibilidade do encontro é a possibilidade dos Procons municipais em estabelecer comunicação com as empresas inseridas no sistema de fornecimento de serviços, realizando questionamentos, solicitando orientações e ainda pronunciando irregularidades e infrações aos direitos do consumidor.
Representantes de instituições como as operadoras de telefonia Vivo, Oi, Tim, Claro e bancos como o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander também participam do encontro visando o debate na qualidade dos serviços e planos disponibilizados. Energisa e Correios também integram a lista de instituições participantes.
O Procon Estadual lembra ainda que o mercado de consumo e o desenvolvimento do comércio são pujantes em Mato Grosso do Sul e demonstram que os estabelecimentos comerciais, agências bancárias aliados à renda da população estimulam fortemente as relações de consumo e delas, consequentemente, os conflitos.
Leomar Alves Rosa – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast)