Campo Grande (MS) – O desrespeito em relação ao consumidor praticado por redes bancarias de Campo Grande estão chegando ao exagero. É o que foi constatado por equipe de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast que, em diligência em mais uma agência da Caixa Econômica Federal, a segunda este ano, constatou espera superior a duas horas, em três casos em que as senhas foram apresentadas, sendo uma delas considerada preferencial.
Uma das agências da Caixa foi autuada no dia oito passado. Uma do Bradesco na segunda-feira dia 13 e, novamente, agência da Caixa autuada hoje. Desta vez, a da 13 de Maio. O Procon Estadual tem procurado fazer valer a “fila zero”, entretanto não tem encontrado ressonância junto à rede bancária. Nesta última ocorrência ( Caixa), houve consumidor que aguardou por duas horas e 20 minutos, tendo ido à agência apenas para verificar um saldo irregular em sua conta.
Nesse caso, note-se que apesar da senha ter sido emitida como convencional se tratava de cliente com direito à prioridade de atendimento. Outra senha registrou espera de duas horas e 18 minutos e outra, duas horas e 11 minutos. Tempo menor, mas mesmo assim abusivo, foi constatado junto a outro consumidor que teve de aguardar por uma hora e 27 minutos. Também considerada irregularidade, foi registrada emissão de senha manualmente quando a legislação exige que seja eletrônica.
Há que se levar em consideração que não se trata de época em que, normalmente, a movimentação nos bancos é elevada. Nestes casos, o tempo máximo para espera, permitido por Lei é de 15 minutos.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS