Campo Grande (MS) – Diligências realizadas por equipes de fiscalização da Superintendência para Orientação e defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, em atendimento a denúncias de consumidores, culminaram com a emissão de autos de infração a quatro agências e um correspondente bancários por terem sido constatadas irregularidades no atendimento em prejuízo dos consumidores.
A fiscalização esteve nas agências do Banco Santander da rua Barão do Rio Brando 1 390 e da avenida Júlio de Castilhos 1 831, do Bradesco na rua Barão do Rio Branco 1 582 e Caixa Econômica Federal da rua 13 de Maio 2 837 além da agência correspondente do Banco do Brasil na avenida Duque de Júlio de Castilhos 1 108, onde encontrou problemas repetidos em relação ao atendimento.
Foram constatados, por exemplo, ausência entre outras coisas, de emissão eletrônica de senhas, de placas relacionadas ao tempo máximo permitido para atendimento e, em consequência, desobediência a esse tempo, além de não existir indicação de atendimento prioritário para gestantes, lactantes, mães com crianças ao colo, idosos, portadores de necessidades especiais e autistas.
Durante a ação não foram encontrados, também, exemplares do Código de Defesa do Consumidor para acesso dos consumidores bem como ausência de biombos que pudessem dar privacidade aos serviços presenciais nos caixas. Todas essas irregularidades configuram má prestação de serviços públicos considerados essenciais e necessários de acordo com a legislação.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS