Campo Grande (MS) – Equipe de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast realizaram diligência em mercearia e panificadora localizada na avenida Florestal, bairro Coophatrabalho para verificar denúncias de consumidores, segundo as quais havia vários produtos expostos à venda sem condições de consumo.
Durante a ação foram flagrados e descartados 243 itens fora dos padrões por estarem com validade expirada, alguns dos quais desde outubro de 2 018, ou sem quaisquer informações essenciais tais como prazo de validade, composição ou procedência podendo causar problemas à saúde, se consumidos. No decorrer dos trabalhos a equipe procurou orientar a direção do estabelecimento sobre a necessidade de manter exemplar do Código de Defesa do Consumidor disponível para consulta e placa dando conta de sua existência.
Entre os produtos impróprios por estarem vencidos, elevada quantidade de temperos, salgadinhos, café em pó, chás, maionese, azeitona, macarrão instantâneo, misturas para bolos e cosméticos como é o caso de shampoo, condicionador e creme hidratante, além de charque e amido de milho. Sem informações foram encontrados doces, bolos, temperos e enxofre, entre outros.
No desenvolvimento de suas atividades as equipes do Procon Estadual têm procurado levar o máximo de informações de forma a orientar os pequenos e médios empresários a bem desenvolver suas atividades evitando, assim, infrações que possam levar a autuações e multas. As ações são realizadas, sempre, em atendimento a denúncias que podem ser formalizadas por meio do aplicativo “fale conosco” que é parte integrante do site www.procon.ms.gov.br, de watsapp com o número 9 9158 0088,pelo telefone número 151 ou, ainda, pessoalmente na sede do Procon Estadual na rua 13 de Junho 930.
Waldemar Hozano – Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS
Foto: Procon/MS