Campo Grande (MS) – Criado no Estados Unidos em 1 962, pelo presidente John Kennedy, e tendo ganhado visibilidade no Brasil à partir de 2 014, o Dia do Consumidor é comemorado em 15 de março. Normalmente a semana na qual esse dia está localizado, várias promoções são realizadas pelo comércio em geral.
Tendo em vista a necessidade de educar as pessoas a respeito das maneiras que devem agir de modo a não serem lesadas em seus direitos com promoções que nem sempre são benéficas, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho –Sedhast, desenvolve, desde quarta-feira (11.03) programação denominada Procon Tira Dúvidas que pretende envolver todas as camadas sociais.
O início das ações ocorreu na Escola Estadual José Mamede de Aquino, localizada no bairro Jardim Aeroporto em Campo Grande. Na realidade, o envolvimento de estudantes será em um ciclo de palestras tendo como publico alvo os do ensino médio com idade superior a 15 anos. A iniciativa se repetirá em semanas seguintes de modo a atingir o maior número possível de jovens. O evento inicial reuniu dezenas de estudantes escolhidos por se tratar de uma faixa da população capaz de formar opinião, principalmente reproduzindo em casa aquilo que lhes for transmitido.
Ontem (12), foi a vez de reunir dezenas de pessoas da terceira idade em palestra elucidativa, tendo como local o Centro de Convivência do Idoso “Vó Ziza”, sobre a maneira de encarar promoções. Não só as relacionadas com o Dia do Consumidor, mas alertar para ofertas que possam parecer “imperdíveis” mas que, na realidade trazem embutidos detalhes que podem ser prejudiciais.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação- Procon/MS
Fotos: Procon/MS