Campo Grande (MS) – A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), alerta os consumidores sul-mato-grossenses para a campanha de chamamento de recall de motocicletas da marca Suzuki. Em Mato Grosso do Sul, foram distribuídas 37 destas motocicletas.
O recall abrange, no total, 2.591 motocicletas Suzuki, V-STROM 650 A e V-STROM 650 XT, modelos 2013 a 2017, fabricadas entre maio de 2012 e novembro de 2016. O chamamento destina-se à substituição do estator, pois há possibilidade de desligamento do motor com a motocicleta em funcionamento, sem religamento posterior ou dificuldade para religar.
Foi constatado que “devido à falta de capacidade de resistência ao calor das bobinas do estator, o material de isolação dos fios desta peça pode ser danificado pelo calor do motor, resultando em um curto circuito entre os fios das bobinas do estator”. Nessa hipótese, “continuado o uso da motocicleta nesta condição, poderá causar redução da corrente elétrica gerada pelo estator e, consequentemente, carga insuficiente de bateria.
De acordo com a Suzuki, o atendimento começará a ser feito em 23 de janeiro. As motocicletas atingidas são as de numeração de chassi, não sequencial, entre o intervalo 9CDVP56AJDM100001 a 9CDVP56ATHM100482. Informações podem ser obtidas junto à Suzuki, por meio do telefone 0800 707 8020 ou pelo site www.suzukimotos.com.br.
Orientações do Procon/MS
Para proteger a saúde e a segurança do consumidor o recall deve ser realizado pelo fornecedor quando for constatado um produto danificado. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita.
Keyla Tormena – Assessoria de Comunicação da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS)