Procon Estadual alerta: cuidado com fraudes praticadas em nome da Serasa

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, janeiro 31, 2023 as 14:08 | Voltar

Campo Grande (MS) – Pessoas e até empresas mal intencionadas estão enviando mensagens aos consumidores como se fossem representantes da Serasa – empresa privada de avaliação de crédito, para a qual são feitas consultas  sobre dívidas – propondo acordos vantajosos para liquidação de dívidas, com pagamento via Pix.

Entretanto, se realizada, a operação de transferência é dirigida para uma pessoa física que alega ser representante da “empresa credora”. Com isso, o consumidor é vitima de mais um prejuízo, uma vez que entende estar cumprindo um compromisso e, no entanto, não tem redução  na dívida real.

O golpe, que vem se tornando comum em todas as regiões do país, incluindo Mato Grosso do Sul, é aplicado por meio  de mensagens WhatsApp ou quaisquer outros links  das redes sociais cujas sugestões induzem à “regularização de débitos”. Para melhor convencimento, além de conter o CPF do pseudo devedor,  as mensagens são encaminhadas  contendo  a logomarca da Serasa.

Visando orientar os consumidores de maneira que evitem cair  em golpes semelhantes, o Procon Estadual deixa claro que  os acordos realizados junto Serasa não envolvem qualquer tipo de avalista sendo os boletos em nome  das empresas com as quais a pessoa tem compromisso e os pagamentos devem ser realizados pelo aplicativo da Serasa.

Sendo assim,  qualquer tipo de PIx, boleto, código de barras ou outro método não deve ser aceito sob pena do consumidor ser alvo de prejuízos e não cumprir seus compromissos. Para maior segurança o consumidor deve consultar diretamente  a Serasa , por meio do site, como forma de conferir a veracidade da cobrança. Em caso de dúvida, é aconselhável que se dirijam ao Procon Estadual.

Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS

Publicado por: Jairo Torres Vilalva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.