Campo Grande (MS) – Pessoas mal intencionadas vêm tentando aplicar golpes em fornecedores e, para isso, se passando por funcionários de Procons por meio de e-mail, mensagens de texto, ligações telefônicas ou contatos diretos, como se pudessem negociar dívidas e, com isso, pedindo doações ou ajuda.
Em alguns estados, como é o caso do Rio de Janeiro, empresas já foram alvo dessas pessoas que, ao abordarem os fornecedores com a alegação de poderem reduzir ou até eliminar as dívidas, marcam encontros e depois com desculpas de não terem podido comparecer, solicitam pagamento de valores sendo o meio preferido a transferência por meio de Pix mas dão como opção a transferência bancária.
Ainda não se tem conhecimento de alguma ocorrência no Estado mas a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, tendo tomado conhecimento dos golpes, alerta os consumidores que ninguém está autorizado a oferecer facilidades para o pagamento de multas, porventura aplicadas pelo órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast.
Alerta, ainda, que qualquer contato com fornecedores que tenham sido multados só ocorre por meio de notificação e que, o recolhimento da multa só se dá por meio de Documento de Arrecadação do Estado de Mato Grosso do Sul – Daems que deve ser retirada no Cartório do Procon Estadual, à rua 13 de Junho 930 – área central de Campo Grande, conforme consta no documento de notificação que é entregue quando da fixação da multa.
O superintendente do Procon Estadual, Rodrigo Vaz, orienta os fornecedores a denunciar ao órgão caso sejam abordados por pessoas que ofereçam descontos ou anulação de multa, uma vez que esse procedimento não existe. “Havendo denúncia, acionaremos os meios legais no sentido de localizar e punir os aproveitadores”, comenta.
Waldemar Hozano – Assessoria de comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/NS