Campo Grande (MS) – Ocorrências de venda de vacinas contra a Covid 19 registradas em alguns estados da Federação está chamando a atenção de autoridades. Nesse sentido, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, alerta a população.
De acordo com flagrantes, ficou constatada divulgação, pela internet, de doses da Coronavac disponíveis para venda, além da possibilidade de aquisição por meio de ambulantes. O Paraná é um desses estados onde estaria ocorrendo a fraude. “A realidade é que, até o momento, o acesso às vacinas é exclusivo dos órgãos governamentais. E além disso, não há quantidade suficiente para atender à população”, comenta o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão.
Apesar de ainda não se ter conhecimento desse tipo de anormalidade em Mato Grosso do Sul é necessário que a população esteja atenta. Nenhum estabelecimento comercial – farmácias ou clínicas – ainda não possuem o produto para venda. E, ainda, “qualquer anúncio que seja veiculado é fraude. A população não pode se deixar levar pelo desespero e adquirir pretensas vacinas”, alerta Marcelo Salomão.
Apesar de insuficientes, as vacinas que chegaram ao Estado e foram encaminhadas aos município são de inteira responsabilidade do governo, por meio da Secretaria de Estado de Saúde. Não existe, sob qualquer hipótese, a possibilidade de comercialização. Qualquer anúncio se trata de fraude.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/Ms