Campo Grande (MS) – Em atenção a orientação do Ministério da Justiça por meio da Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast divulga campanha de chamamento de proprietários de veículos que necessitam realizar “recall” por apresentarem algumas avarias que podem resultar em acidentes com risco, até de vida aos ocupantes.
O chamamento é realizado individualmente por marca e, de acordo com os fabricantes ou montadores, o problema detectado é denunciado para que providências sejam adotadas e os prejuízos possam ser evitados. A convocação não especifica data, entretanto, é ideal que ocorra o mais breve possível para que fatos adversos não venham prejudicar o funcionamento do veículo.
Há o caso, por exemplo, da Mercedes Benz Cars & Vans do Brasil – Indústria e Comércio de Veículos Ltda cuja relação de recall é bastante extensa, com variedade muito grande de modelos de Veículos. Na lista consta os modelos da “família” OF (OF 1519, OF 1724 e OF 1721) fabricados entre os anos 2 014 e 2 018, que apresentam inconformidade no processo de soldagem da carcaça do eixo traseiro em nada menos que 2.114 veículos.
Também com problemas os modelos AMG GLC 63 4Matic e GLC 63 S 4 Matic+Coupê fabricados entre abril de 2 018 e janeiro de 2 020. Neste caso as inconformidades se dão na instalação de componentes da fonte de alimentação do motor de partida. Isto ocorre em 117 unidades. O risco é ocasionar atrito indevido no cabo de alimentação com a carcaça do motor desgastando o componente isolante, o que poderá gerar curto circuito com risco de incêndio e possibilidade de acidentes com danos aos ocupantes do veículo.
Veículos modelo GLB 200 W fabricados nos meses de agosto e setembro de 2 020 podem apresentar problemas na fixação dos para-lamas dianteiros podendo levar ao desprendimento completo de tal componente em vias públicas com aumento dos riscos de acidentes com danos físicos de natureza grave a terceiros. Segundo informações, apenas oito unidades foram afetadas.
Em relação aos veículos nos modelos Classe C, Classe E e Classe CLS, fabricados no período de dezembro de 2 005 a setembro de 2 006, problemas acontece com a fixação do painel de vidro deslizante do teto solar de 138 unidades, com possibilidade de deslocamento do vidro e evolução para o desprendimento total da peça, causando danos físicos que podem ser até fatais a quem estiver no interior do carro.
Componentes do alternador dos veículos Classe C 200 Avantgarde (tanto importados como nacionais) fabricados entre maio de 2 014 e dezembro de 2 016 podem ocasionar aumento irregular de temperatura nos seus diodos, o que poderá gerar pane elétrica na bateria com possibilidade de incêndios. Isto ocorre com 3.710 unidades aumentando a probabilidade de acidentes.
O mecanismo de fixação do cubos das rodas em 12 unidades de veículos modelo AMG GT 43 coupê 4 de 4 portas fabricados entre agosto de 2 019 e fevereiro de 2 020 apresenta problemas que podem minimizar a resistência de tal mecanismo com possibilidade de desprendimento das calotas nas vias de tráfego. Com isso, pode ocorrer acidentes de natureza graves e até mesmo fatais a terceiros.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS