Campo Grande (MS) – Endividamento e superendividamento de consumidores é uma realidade que vem sendo constatada dia após dia pela Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, notadamente nesta época de pandemia, uma vez que tiveram suas condições financeiras prejudicadas.
Focado no objetivo de encaminhar solução para o problema, o Procon Estadual criou, em agosto do ano passado (2 020) o Núcleo de Atendimento ao Consumidor Endividado/Superendividado – Nupaces e, desde então, a quantidade de cidadãos que tem procurado ou abordado quando se encontra no órgão para encaminhar outras questões, só aumenta.
Para se ter ideia, somente nos meses de fevereiro e março 384 procedimentos foram realizados em busca de informações sobre educação financeira, os quais, vieram se juntar às centenas de outros já encaminhados nos oito meses de atividades do Núcleo. Detalhe a ser levados em consideração é que os atendimentos estão disponíveis não só para Campo Grande e que, com isso, consumidores de outros municípios já têm se beneficiado.
Às pessoas que entenderem que estão na situação de endividados ou superendividados pelo fato de não poderem cumprir seus compromissos financeiros e necessitarem de orientações, basta que se dirijam à sede do Procon Estadual situada à rua 13 de Junho 930, munidas de documentos que serão orientadas sobre a melhor maneira de encaminhar soluções.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS