Campo Grande (MS) – Em parceria com o Procon Municipal de Ivinhema, equipe de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, realizou diligência na agencia local do Banco do Brasil, tendo detectado elevado número de irregularidades.
A parceria com o Procon Municipal se deu em razão da quantidade de reclamações registradas por clientes (consumidores), descontentes com a forma de atendimento dispensada pelos integrantes da única agência da organização bancária na cidade. A ação do Procon Estadual resultou na expedição de auto de infração e recomendação para que sejam implantadas melhorias no local.
Entre as irregularidades vale destacar a demora excessiva no atendimento, mesmo em dias normais. Também registrada a emissão de comprovante de operações em papel termossensível, a inexistência de placas no local que identifiquem atendimento prioritário para idosos, gestantes, mães com crianças no colo, portadores de necessidades especiais ou autismo.
Ainda para dificultar a relação de consumo, a agência não dispõe em local visível e de fácil acesso exemplar do Código de Defesa do Consumidor. Não há cartaz fixado expondo o número 151 (disque denúncia). A fiscalização, que foi impedida de fotografar o interior da agência, dificultando o seu trabalho, verificou, também, que o Certificado de Vistoria fornecido pelo Corpo de Bombeiros está vencido desde o início deste mês.
Waldemar Hozano – Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS
Foto: Procon/MS (arquivo)