Campo Grande (MS) – Tendo como finalidade principal capacitar técnicos dos Procons municipais no que tange às políticas pública relacionadas com a defesa do consumidor, apresentando de forma objetiva e prática a maneira adequada para elaboração de projetos, sistemas vinculados à captação de recursos na rede de proteção, equipe da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast vem desenvolvendo programa de capacitação para órgãos municipais de defesa do consumidor.
Para alcançar os objetivos de forma mais ampla, foram estabelecidos municípios-polo de maneira a reunir o maior número possível de representantes municípios. Os trabalhos, com duração de dois dias em cada polo, tiveram início por Dourados se estendendo para Bonito e Coxim e devendo ocorrer, em data ainda a ser estabelecida, em Três Lagoas, em nível de interior e, posteriormente em Campo Grande como encerramento do programa.
Dividida em módulos, como forma de melhor aplicação, a capacitação aborda temas como Noções sobre transferência voluntária: instrumentos de repasse de recursos de transferências voluntárias da União, bem como Programa e proposta de plataformas com aplicação específica na defesa do consumidor. Sob responsabilidade das técnicas Cláudia Domingues Gomes e Norma Cristina Rofino, foram abordadas, ainda, Caracterização de projetos e Plataforma Consumidor.Gov detalhando a capacidade operacional e Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec e, ao fim de cada apresentação houve oportunidade para discussões e esclarecimento de dúvidas.
Com o atendimento em três polos, 37 pessoas de 13 municípios participaram da capacitação adquirindo conhecimentos para melhor atender a clientela de cada unidade de defesa do consumidor.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS