Campo Grande (MS) – Como forma de marcar a passagem do Dia Internacional do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, realizará ações externas com orientação, abertura de reclamações e recebimento de denúncias, de modo a aproximar, ainda mais, o Procon Estadual da comunidade.
Para tanto serão instalados postos de atendimento nos shoppings Pátio Central e Campo Grande com o deslocamento de funcionários que atenderão, no Pátio Central no período das 8h30 às 18 horas e no shopping Campo Grande, das 10h às 18 horas. Se referindo à data superintendente Marcelo Salomão afirma que “o consumidor ainda não tem muito a comemorar. O sistema de defesa, sim uma vez que vem conseguindo conscientizar e a população que tem procurado cada vez mais os seus direitos”.
A data para comemoração do Dia do Consumidor foi estabelecida em razão de pronunciamento do então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy em 15 de março de 1 962 salientando que todo consumidor tem direito, essencialmente à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido”. No Brasil os direitos do consumidor estão protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor instituído em 11 de março de 1 991.