Campo Grande (MS) – Processos administrativos que tramitaram pela Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS até o ano de 2 017, foram descartados pela Comissão de Avaliação Documentos de Arquivo – CADA, designada por resolução da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast.
A quantidade de material, 45.975 processos, considerados inservíveis sendo, portanto, desnecessária sua permanência no cartório, depósitos e arquivos do Procon Estadual, era provenientes de aberturas de processos.
No ano em curso, 2022, foram descartados no total, 117.925 processos, aproximadamente 10 toneladas de materiais considerados inservíveis. Levados para empresa especializada, os papéis que se encontravam em elevado número de caixas de arquivo, foram triturados contando com supervisão e acompanhamento de servidores do Procon Estadual.
Os documentos que fizeram parte do descarte foram incluídos em conformidade com os prazos estabelecidos na Tabela de Temporalidade de Documentos das Atividades-fim do Procon Estadual, atendendo resolução conjunta da Secretaria de Administração com a então Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, de outubro de 2 014.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS