Campo Grande (MS) – Visando atender denúncia formalizada por consumidores, equipe de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, se deslocou até o município de Rochedo onde, em diligência no Supermercado Eliane, constatou várias irregularidades que tendo o trabalho culminado na edição de Auto de Infração.
Entre os problemas detectados, ressalte-se a existência de produtos expostos à venda direta ao consumidor com prazo de validade expirado, reetiquetados, contendo impurezas, sem qualquer informação que pudesse orientar as pessoas nas compras ou ainda, impróprios à venda por apresentarem anormalidades como o caso de presença de carunchos.
Fora do prazo de validade – com produto vencido desde setembro do ano passado – foram encontrados, por exemplo, 19 unidades de sementes de hortaliças, carne soleada, temperos diversos e ração para gatos. Reetiquetados e contendo impurezas, a fiscalização encontrou embalagens de maria mole e suspiros. Já, sem qualquer informação estavam expostos embalagens contendo bucho e mocotó bovinos além de queijo artesanal. Também estavam à venda oito quilos e 500 gramas de amendoim, cujas embalagens continham carunchos.
Todos os produtos que tiveram suas condições foram consideradas anormais foram inutilizados de forma a não terem condições de voltarem às prateleiras ou gôndolas e descartados na presença da fiscalização que emitiu auto de infração, documento assinado por responsável pelo estabelecimento.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS