Campo Grande (MS) – Levantamento realizado pela Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão ligado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, elencou as 100 (cem) empresas consideradas como piores no ranking das prestadoras de serviços e que apresentam maior número de reclamações aos órgãos de defesa do consumidor.
A Energisa Distribuidora de Energia está no topo da lista com registro de 2 489 reclamações, o que é considerado alto para uma empresa que, praticamente, monopoliza esse tipo de prestação de serviço no Estado. Na sequência em atendimento considerado inadequado e que gerou elevado número de denúncias está a Aguas Guariroba S/A (1 618), a Brasil Telecom S/A (1 094), Anhanguera Educacional (904), Tim Celular S/A (754), Claro S/A (738), Banco Bradesco S/A (719), Telefônica Brasil S/A (564), Banco Bradescard S/A (553), Caixa Econômica Federal ( 526), Sky Brasil Serviços Ltda (482), Nova Casas Bahia (469) e Banco do Brasil (379), além de vários outros prestadores de serviços que atingem um número de cem, que constam na planilha publicada a seguir.
O Superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, ao analisar o levantamento realizado afirma que “esta é uma das razões para o Procon Estadual estar sempre atendo às demandas do consumidor. Existem empresas que se dão ao direito de prestar serviços sem qualidade entendendo que estarão imunes aos rigores da Lei”.
Entretanto, toda reclamação de consumidor que chega ao Procon Estadual é verificada pelos técnicos e, via de regra confirmada, sendo expedido auto de autuação que, posteriormente se transforma em multa. “Nenhum consumidor que nos procura deixará de ter sua demanda verificada. Constatada a veracidade, autuamos o infrator e, feita a avaliação, aplicamos a multa correspondente”, comenta Marcelo.
Lista das cem empresas com maior número de reclamações no Estado, de acordo com levantamento do Procon Estadual: