Campo Grande (MS) – Uma verdadeira avalanche de denúncias tem chegado à Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast relatando irregularidades a unidade do Extra Hipermercados localizada na rua Maracaju, envolvendo a relação de consumo, com exposição de produtos para a venda com prazo de validade expirado, bem como com ausência de informações essenciais e necessárias ao consumidor.
Ressalte-se que a empresa questão é várias vezes reincidente na apresentação de problemas que prejudicam o consumidor, já tendo sido autuada quase uma dezena de vezes. Nesta ação, realizada nesta quinta-feira (5.11), foram encontrados, entre outros, produtos com prazo de validade expirada, alguns como é o caso 34 unidades de petiscos para gatos, desde março do corrente ano.
Também vencidos, 7,5 quilos de queijo, sete quilos de bacalhau, 5.790g de queijo, leite fermentado, pães de forma, snack, requeijão, iogurte e 9,100 quilos achocolatados, além de ração para animais domésticos como é o caso de cães, gatos e pássaros. Foi detectada, também, a presença de produtos impróprios ao consumo por não conterem quaisquer informações. Entre estes, 10,435 quilos de queijo e potes de sorvete.
Merece destaque o fato de que funcionários do estabelecimento tentaram obstruir ou dificultar o trabalho da equipe do Procon Estadual retirando produtos das gôndolas para não serem relacionados como irregulares. Ao fim da ação todos os produtos considerados impróprios ao consumo foram danificados de modo a não ter condições de voltar à comercialização e descartados na presença dos fiscais.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS