Campo Grande (MS) – Em ato realizado na manhã de segunda-feira (23.01), integrantes da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, entregaram para policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE, farta variedade de fogos de artifício apreendidos em operações de fiscalização, sendo expostos para comercialização em dois supermercados em bairros de Campo Grande.
A apreensão se deu em função da proibição de venda desse tipo de material em estabelecimentos comerciais não especializados, o que está estabelecido em legislação estadual. As apreensões se deram nos dias 21 e 30 de novembro do ano passado em supermercados localizados nos bairros Jardim Los Angeles e Mata do Jacinto.
Após a apreensão os fogos de artifício ficaram armazenados em dependência do Procon Estadual até que ocorresse a entrega às autoridades competentes. Foram entregues à responsabilidade do BOPE, 24 pacotes de apito de vara com 12 unidades cada; 12 candelas (fogos de artificio de efeito luminoso); 12 caixas contendo no total 114 unidades de fogos; uma caixa com 12 unidades de rojão de vara; uma caixa com 144 tubos conhecidos como treme-treme e 35 caixas contendo 20 bombas cada. Todo esse material foi apreendido no Jardim Los Angeles.
Já na Mata do Jacinto a quantidade foi bem menor, constando de 28 caixas de fogos três tiros canhão com 12 unidades cada além de 18 embalagens contendo no total 204 unidades de fogos de um tiro. Aas apreensões foram elencadas nos autos de infração 297 e 335, ambos de 2 022.
Da entrega dos fogos de artifício, cuja venda é proibida por lei estadual, participaram além dos policiais do BOPE – que receberam os artefatos representando o comandante da unidade militar, coronel Souza, integrantes do Procon Estadual tais como o fiscal Rodrigo Bezerra Vaz e a coordenadora Patrícia Mara da Silva.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS
Publicado por: Jairo Torres Vilalva