Campo Grande (MS) – Equipe de fiscalização da Superintendência para orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão vinculado à Secretaria de estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, atendendo a denúncias de consumidores, realizou diligência em açougue e mercearia, estabelecimento localizado no Jardim Vila Cidade onde constatou diversas irregularidades que podem causar danos à saúde da comunidade.
Foram encontrados inúmeros produtos com prazo de validade vencida, cabendo destacar 36 unidades de bebida láctea, a maioria delas com vencimento nos primeiros dias de abril em curso. Além disso, foram descartados pela equipe do Procon Estadual, também por estarem com validade expirada, vários itens como batata frita, leite pasteurizado, iogurte, refrigerantes, achocolatados, gelatinas, cervejas, farinha de trigo, biscoitos, frutas cristalizadas e ração para cães, entre outros.
Também estavam expostos para venda produtos impróprios para o consumo devido não apresentarem informações sobre validade ou procedência como é o caso de 30 pacotes de mandioca descascada, com um quilo cada. Com embalagens contendo mofo, estavam a venda oito embalagens de abobora picada e, ainda, avariadas ou amassadas, pêssego em calda e iogurtes.
Todos os produtos foram descartados em presença de funcionários do estabelecimento, tendo sido expedido auto de infração e dado prazo para os responsáveis pela unidade comercial apresentem defesa. A desobediência ao Código de Defesa do Consumidor é passível de multa ao estabelecimento infrator.
Waldemar Hozano –Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS
Foto: Procon/MS