Campo Grande (MS) – Novamente uma unidade do Extra Hipermercados, da Companhia Brasileira de Distribuição, em Campo Grande, foi autuada por equipe de fiscais da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor -Procon/MS, órgão ligado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, por apresentar várias irregularidades na comercialização de produtos considerados de primeira necessidade.
Entre os problemas detectados no Extra Hipermercados localizado na rua Maracaju, pode-se enumerar prazo de validade vencido, ausência de especificações de data de fabricação, procedência ou composição, embalagens violadas e, ainda, divergência de preços entre os expostos nas gôndolas e os efetivamente cobrado nos caixas.
Dada a quantidade, vale destacar, entre os produtos vencidos, 36 unidades de leite fermentado, 19 de aroma artificial para bolos, 13 de fermento biológico e 10 de pipoca pronta. Em volumes menores, foram encontrados, também, bolos, castanha de caju, pó para pudim, leite longa vida, sorvete e embalagens de lombo suíno e bife, entre outros. Em se tratando de produtos sem especificação de vencimento ou procedência, 89 unidades de panetone de fabricação própria e pernil suíno, também estavam expostos.
Bandeja de tomate cereja se encontrava com aparência deteriorada. Tanto os produtos vencidos ou que apresentavam sinais de deterioração foram descartados na presença da equipe de fiscais e de representante do estabelecimento comercial tendo sido expedido auto de infração que poderá ser convertido em multa.
Além disso foi constatada pela equipe do Procon Estadual, divergência de preços entre as gondolas e o caixa em produtos como condicionador para cabelos, lava roupa líquido fórmula infantil para lactentes, mashmallow e biscoitos. Algumas ofertas divulgadas não correspondiam com a realidade da loja, o que se configura em propaganda enganosa.
Para o superintendente do Procon Estadual Marcelo Salomão, “a fiscalização não leva em conta o fato do estabelecimento comercial ser de grande ou pequeno porte, pertencer a redes ou não. Sempre que houver denúncia ou reclamação, procuraremos averiguar e, se constatadas irregularidades, agiremos para evitar prejuízos ao consumidor”.
Waldemar Hozano – Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS
Fotos : Procon/MS