Campo Grande (MS) - Visando orientar técnicos dos Procons Municipais por meio da abordagem das principais politicas públicas relacionadas com a defesa do consumidor, apresentando de forma simples, objetiva e prática a maneira adequada para a elaboração de projetos com finalidade de captação de recursos na rede de proteção do consumidor, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor –Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, promoverá à partir de quinta-feira, dia 26 do corrente, em Dourados, com duração de dois dias, a primeira capacitação para técnicos dos órgãos municipais de defesa do consumidor quando estarão reunidos representantes de outros 12 municipios.
Como o objetivo é beneficiar todas as 34 unidades municipais, o Estado foi dividido em quatro regiões aglutinando em cada uma os procons localizados mais próximo da unidade polo. Assim, o curso terá como sedes os municípios de Dourados ( com etapas nos dias 26 e 27 próximos), já estando programado também para Bonito, Coxim e Três Lagoas. Ao de referir ao treinamento, o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, definiu como “bastante salutar a parceria entre as unidades de defesa do consumidor nas duas esferas (estadual e municipal) entendendo que a capacitação dará mais condições de atendimento e aos municípios que, com isso, terá autonomia ampliada podendo encaminhar soluções mais céleres às demandas”.
A capacitação foi elaborada de modo a utilizar diversas metodologias visando estimular a participação e reflexão. Entre estas, vale ressaltar as apresentações com exposições dialogadas, demonstração de casos práticos, atividades sistêmicas e dinâmicas de grupo. Dividida em módulos as primeiras atividades em Dourados constarão “Noções sobre transferências voluntárias; instrumentos de recursos de transferências voluntárias da União, além da Portaria número 424 de dezembro de 2 016, no período matutino de quinta-feira.
Para a tarde a previsão é o debate do programa e proposta da Plataforma + Brasil / Sincov que ampliará as condições aos participantes de encontrar cadastros na Plataforma e identificar campos correspondentes aos cadastros de programa. Já, na sexta-feira, dia 27, pela manhã, a programação prevê “Caracterização de projetos” que proporcionará definição do objeto, metas e etapas, indicadores de desempenho e análise de risco
À tarde a s discussões serão sobre Plataforma Consumidor.Gov, capacidade técnica e Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec que visa promover melhoras para navegar na ferramenta para estudos e gestão, identificar campos correspondentes aos cadastros e atendimentos de empresas e consumidores. Além de execução das ações do Procon na ferramenta.
Waldemar Hozano- Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS
Foto: Procon/MS
Publicado por: Jairo Torres Vilalva