Campo Grande (MS) – A convite da Procon Municipal de Nova Andradina, o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, se encontra naquele município onde participa de reuniões e ministra palestras com objetivo de dinamizar as ações de defesa do consumidor em nível local. Entre as ações desenvolvidas, Marcelo manteve encontro com representantes da rede bancária local ( principalmente Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco), da Associação Comercial e Industrial de Nova Andradina (Acina),também com participação do Procon Municipal.
Na ocasião foram abordados assuntos como o tempo de espera de consumidores para o atendimento e discutida a realização de evento denominado “resolva já” que consiste na realização de mutirão com objetivo de resgatar ou restaurar créditos de consumidores por meio de negociação com empresas credoras com amplas possibilidades de formalização de acordos que beneficiem o devedor e permita ao credor recuperar os valores.
Com relação a essa iniciativa, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast traz consigo experiência de evento realizado em Campo Grande no ano passado onde, de 1.396 atendimentos, que envolveram as empresas concessionárias Energisa e Aguas Guariroba, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, 1.172 culminaram em acordo entre as partes.
Ainda em Nova Andradina, ocorreu a posse do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, com presença de várias autoridades entre as quais o prefeito José Gilberto Garcia, vereadores e representantes do Judiciário local. Coube ao superintendente do Procon Estadual, participando da solenidade, ministrar palestra sobre as atribuições do Conselho Municipal e definir o Fundo Municipal do Consumidor, detalhando suas aplicações.
Salomão participou, também, na OAB local, de encontro que tratou, entre outros assuntos, de filas de espera para atendimento em bancos detalhando as leis que amparam o cliente ( consumidor) e a necessidade de haver fiscalização que leve os estabelecimentos a obedecer essas normas.
Como resultado da reunião ficou acertada a aproximação da OAB de Nova Andradina, por meio da Comissão de Defesa do Consumidor, com o Procon Municipal , o que vai ocorrer com a entidade que reúne os advogados repassando tanto ao órgão Municipal como ao Estadual de defesa do consumidor as demandas a que receberem e, tanto quanto possível, participando de suas soluções.
Waldemar Hozano – Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS
Fotos: Procon/MS