Procon Estadual realiza pesquisa sobre e-commerce que mais foram alvos de reclamações

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, novembro 22, 2018 as 16:48 | Voltar

Campo Grande (MS) - Visando orientar o consumidor que realiza compras por meio da internet, se utilizando de sites de venda (e-commerce),  a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão ligado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho –Sedhast,  realizou pesquisas  como forma de detectar aqueles contra os quais existe maior número de reclamações de  pessoas que se sentiram prejudicadas ao tentar adquirir produtos.

De acordo com o superintendente do Procon estadual, Marcelo Salomão, as pesquisas tomaram por base “as reclamações realizadas no ano passado (2 017) e as comparou com as registradas no ano em curso (2 018) levando em consideração a quantidade de denúncias por órgão em cada ano. Após feitas as apurações, foram elencados 10 sites de vendas tanto no ano passado como neste ano e, paralelamente, os 10 problemas com maior número de incidência”.

No ano passado, ocuparam os cinco primeiros lugares no topo das irregularidades, na seguinte ordem, os sites CNOVA Comércio Eletrônico S.A com 67 reclamações; Nova Pontocom Comércio Eletrônico S/A, com 64; Mecadolivre.com Atividades de Internet Ltda 51; Universo Online S/A Pagseguro  34 e WMB Comercio Eletrônico Ltda com 33. Além destes, com menor número, fazem parte da lista, Mercadopago.com Representações  Ltda, NS2.com Internet S.A, Pagseguro Internet Ltda, Universo o0nline S/A, Veipeças Comércio e Importação Ltda, Ponto Frio.com e Dafiti –GFG Comércio Digital Ltda.

Já, em relação a  2 018, os detentores de maior número de reclamações foram: Mercadolivre.com Atividades de internet Ltda (95 reclamações); Mercadopago.comRepresentações Ltda (74); Decolar.com Ltda (47); CNOVA Comércio Eletrônico S/A (34). Na sequência, com numero menor de irregularidades, vêm Nova Pontocom Comércio Eletrônico S/A; Universo online S/A Pagseguro; NS2.com Internet S.A; Pagseguro Internet Ltdas; Netflix Entretenimento Brasil Ltda; LojasKD.com.br e Booking.Com Brasil Serviços de Reserva de Hotéis Ltda.

Os problemas apresentados, em ambos os casos, foram, principalmente, não entrega/demora na entrega do produto, produto com vício,  desistência ou cancelamento de compra e venda enganosa, defeito/ risco à saúde e segurança, produto entregue diferente do pedido, produto entregue incompleto e cobrança indevida, entre outros.

Sites - E comerce

Assessoria de Comunicação - Procon MS

Publicado por: Jairo Torres Vilalva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.