Campo Grande (MS) – No período de janeiro de 2 019 ao início de julho em curso, nada menos que 286 denúncias envolvendo 25 empresas administradoras de consórcios chegaram à Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, por meio de consumidores que se sentiram prejudicados devido à má prestação de serviços de que foram vítimas.
No ranking, as cinco primeiras, em relação ao número de denúncias são Consórcio Honda com 60 casos, Volkswagen com 58, Reserva com 39, Disal com 24 e Embracom 16. As razões que motivaram a insatisfação das pessoas são diversas, sobressaindo-se a demora ou ausência de entrega dos produtos contratados, negativas na prestação de informações entre outras.
Além disso, algumas “administradoras” de consórcios não tinham condições de funcionamento por não possuírem alvarás de localização e funcionamento e autorização do Banco Central para operarem esse tipo de atividades. Em alguns dos casos os consumidores passaram por dificuldades, inclusive de encontrar pessoas responsáveis com as quais pudessem discutir os problemas que tentavam resolver. (15.07)
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS