Campo Grande (MS) –A partir do momento em que tomam conhecimento dos serviços prestados pela Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor –Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, os consumidores passam a utilizá-los e se beneficiar dos seus efeitos.
Exemplo é Bloqueio de telefones para não recebimento de telemarketing – Bloqtel que em 2019 recebeu 495 denúncias sendo que 404 das quais ocorreram somente no período de janeiro a setembro daquele ano, período considerado para que possamos estabelecer comparativo com as ocorrências do ano em curso cujos registro superaram o dobro do ano passado, uma vez que foram 876 denúncias.
Em levantamento que computou todos os registros desde o início de 2 019 até 13 de outubro de 2 020, constatou-se que ocorreram 3 069 denúncias com cadastramento de 605 fornecedores culminando no bloqueio de 39 978 telefones. Para efeito de estatística, levou-se em consideração 11 empresas, entre as denunciadas no ano passado, merecendo destaque a Claro com 57 ocorrência, seguida da Vivo (45),,da Net (30) e da Sky com 27. Entretanto outras tantas também fazem parte das reclamações, entre estas , pela ordem, o BMG, TAM, Santander, TIM, OI e Itaú.
Em relação a este ano, com o crescimento do número de denúncias, cresceu também a quantidade por empresa. A Oi passou a liderar com 234 registros vindo a seguir a NET (121), a Claro (71), a Sky (62) e o Santander (42). Ressalte-se que, como no ano anterior, outras empresas também foram alvo de reclamações como é o caso da Vivo (35), BMG (32), TIM (21), Itaú (16)) Banco Pan (14) e Safra (11).
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS