Campo Grande (MS) – Diante da preocupação com a possibilidade de queda na qualidade de atendimento a beneficiários da Unimed com o descredenciamento junto à Santa Casa de Campo Grande, integrantes da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor- Procon/MS , órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho- Sedhast, estiveram reunidos com a direção da unidade de atendimento à saúde.
Liderada pelo superintendente Marcelo Salomão, a equipe do Procon Estadual foi recebida pelos médicos diretores presidente Maurício Simões Corrêa, financeiro André Luiz Alonso Domingos, de recursos próprios João Ricardo Filgueira Tognini e clinico Cesar Augusto Vendas Galhardo que fizeram ampla demonstração das condições com as quais o atendimento é realizado.
Segundo os diretores, “para se ter ideia da situação, o alto índice de atendimento de pacientes com dengue impactou muito mais do que o descredenciamento que, na realidade foi uma iniciativa da própria Santa Casa”. Durante a explanação feita, ficou demonstrado há amplas condições de atendimento satisfatório à demanda e, além disso, se algum serviço solicitado não puder ser prestado no próprio hospital, existe uma numerosa rede conveniada para a qual os pacientes que necessitarem são encaminhados.
Conforme o diretor presidente da Unimed, por terem recebido carta comunicando que seriam descredenciados, com antecedência de 60 dias, tiveram condições de aparelhar o hospital implantando estrutura suficiente para a demanda prevista. “Em saúde, não se consegue resposta rápida se não tivermos estrutura física. Isto nós temos”, comentou, para exemplificar que o terceiro andar do prédio está totalmente estruturado e pronto para iniciar os trabalhos de maternidade, “apesar de manter convênio coma a Maternidade da Cândido Mariano, cujos serviços são excelentes”.
Tendo entendido a reunião como bastante produtiva, Marcelo Salomão afirmou ter ficado satisfeito com a estrutura apresentada. De acordo com o diretor-presidente da unidade de atendimento ”a capacidade de leitos instalada é superior à demanda dos beneficiários e, se houver ampliação dessa demanda, há instalações prontas para serem colocadas em funcionamento”.
Isso foi constatado em visita feitas às diversas divisões da unidade hospitalar oportunidade em que se verificou a existência de equipamentos modernos. Além disso, tanto o corpo clínico como o administrativo está preparado para dispensar a melhor atenção àqueles que necessitarem dos serviços.
Durante a reunião foram iniciados entendimentos para a criação de um canal direto entre a Unimed e o órgão estadual de defesa do consumidor no sentido de agilizar soluções para questões que, porventura, forem encaminhadas por beneficiários do plano de saúde. Nesse sentido o superintendente do Procon/MS se comprometeu a enviar documentos que possam orientar a administração da cooperativa de serviços médicos sobre os procedimentos a serem adotados no sentido de concretizar tal relacionamento.
Além dos integrantes da diretoria, propriamente dita, a reunião e visita foi acompanhada, também, pelo coordenador administrativo hospitalar Noriman Bandão Netto e pela coordenadora de comunicação e marketing Fabiana Cristina Perin, além da coordenadora jurídica do Procon/MS, advogada Patrícia Mara da Silva e fiscais do órgão de defesa do consumidor.
Waldemar Hozano – Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor –Procon/MS
Foto: Procon/MS