O Procon Mato Grosso do Sul, em conjunto com os Procons de Aquidauana, Corumbá e Jardim realizaram, entre os dias 25 e 29 de novembro, ações de orientação aos empresários locais. Com visitas aos estabelecimentos, as equipes esclareceram dúvidas sobre normas e boas práticas nas relações de consumo.
“Temos ampliado essa atuação conjunta com os Procons municipais e, com a publicação da Política Estadual de Proteção, Orientação, Defesa e Educação do Consumidor, vamos intensificar o trabalho de orientação, especialmente junto aos fornecedores de produtos e serviços”, destaca o secretário-executivo do Procon Mato Grosso do Sul, Angelo Motti.
Equipe da instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) ressaltou aos lojistas a necessidade de se adotar precificação adequada e visível dos produtos, o cuidado com os prazos de validade dos produtos expostos à venda, transparência na comunicação de preços, condições de pagamento e política de troca, além da proibição de práticas abusivas, como prevê o CDC (Código de Defesa do Consumidor).
As ações realizadas integram planejamento da UORP (Unidade de Orientação e Pesquisa), do Procon Mato Grosso do Sul, com o objetivo de esclarecer dúvidas e reforçar aos fornecedores a necessidade de atenção às suas responsabilidades, assegurando assim um atendimento justo e de qualidade aos consumidores e consumidoras.
Para solicitar o suporte e orientação, os empresários podem buscar o Procon de sua cidade ou mesmo encaminhar seus questionamentos para o Fale Conosco no site do Procon Mato Grosso do Sul.
Kleber Clajus, Comunicação Procon Mato Grosso do Sul
Foto: Divulgação/UORP