Campo Grande (MS) – A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), alerta os consumidores para a campanha de chamamento de recall dos extratos de tomate da marca Quero, fabricados pela Heinz Brasil S.A.
Foram encontrados nas embalagens fragmentos de pelo de roedor acima do limite máximo de tolerância. Ao todo, 59.952 produtos fabricados em dezembro de 2015 e com data de validade até dezembro de 2017, com numeração de lote L 11 7:35, do Extrato de Tomate Quero, embalagem lata, conteúdo líquido 350g, devem ser recolhidos. Segundo informações da Heinz, não foram distribuídos lotes desse produto em Mato Grosso do Sul.
A Quero Alimentos informa que, em atenção à determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, de 17 de fevereiro 2017, as unidades do produto já foram recolhidas das lojas em agosto de 2016. O fabricante está recolhendo também as unidades do referido lote que possam estar ainda em poder de algum consumidor.
O fabricante recomenda aos consumidores que possuem unidades do lote L 11 7:35 que entrem em contato via Serviço de Atendimento ao Consumidor Quero, por meio do número 0800 165858 ou pelo site www.quero.com.br, para substituição das unidades sem custos.
Segundo o superintendente do Procon/MS, Marcelo Salomão, “é importante que o consumidor denuncie quando adquire um produto fora das especificações adequadas”. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), são considerados impróprios produtos com prazos de validade vencidos, deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação.
O consumidor que se sentir prejudicado pode procurar os órgãos de defesa do consumidor. O Procon disponibiliza o número 151 do Disque Denúncia. O Procon Estadual fica na Rua 13 de Junho, 930, centro, Campo Grande, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. O telefone de contato é o (67) 3316-9800.
Keyla Tormena – Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS)